10.29.2004

Nice and cosy (2) ou o Regresso de Raspa, a "Stepford Wife"

Também vos desejo umas belas tardes no conforto do lar a ver chover (sem arrepios que não sou mazona) e, apoteose das apoteoses à LAREIRA (eu nem velas posso ter, por aqui a obsessão com os fogos atinge limites irracionais, penso que a solução para os fogos florestais portugueses passará por uma transfusão de nacionalidades).
Por isso, puxem dos aventais e experimentem este bolo outonal-mais-outonal-não-podia-ser, que leva:

225 g de abóbora descascada sem sementes aos cubinhos ("butternut squash", não sei a tradução mas é amarela pequenina e em feitio de cabaça)
4 colheres de sopa de leite gordo
1 ovo grande
175 g de farinha com fermento
150 g de açúcar
1 colher de chá de noz moscada
1 colher de chá de especiarias para bolos ("mixed spice")
50 de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de sementes de papoila
raspa de um limão

Pega-se numa forma de bolo inglês e barra-se com manteiga para não pegar. Coze-se a abóbora até ficar macia, escorre-se e faz-se em puré. Misturam-se 3 colheres de sopa de leite e o ovo. À parte misturar a farinha, as especiarias todas e o açúcar. Misturar a manteiga e bater até ficar com o aspecto de migalhas. Misturar as duas misturas (bela frase!). Por o resto do leite ou mais se parecer muito seco. Por na forma, juntar a raspa de limão e as sementes de papoila, não é ao contrário: pruimeiro juntar depois por na forma. Cozer a 180ºC durante mais ou menos 45 minutos. E, depois é alambuzar até só restar a fatia da vergonha! Se sobrar para o dia a seguir torrem com manteiga, huuuum!